Cartuxa Monte de Pinheiros Tinto é um vinho tinto português produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, na região do Alentejo, mais especificamente em Évora. Elaborado a partir de uma criteriosa seleção de castas tradicionais alentejanas, como Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Castelão, este vinho expressa o caráter autêntico do terroir alentejano.
Apresenta uma cor rubi intensa e profunda, com aromas complexos que combinam notas de frutos vermelhos maduros, como ameixa e cereja, com nuances de especiarias, toques de baunilha e ligeiro tostado, provenientes do estágio parcial em barricas de carvalho. Na boca, revela-se encorpado, com taninos bem integrados, acidez equilibrada e um final persistente e harmonioso.
Cartuxa Monte de Pinheiros Tinto é ideal para acompanhar pratos de carnes vermelhas grelhadas, assados, caça e queijos curados. Deve ser servido entre 16°C e 18°C para melhor apreciação de suas qualidades. É um vinho que reflete a tradição e excelência da enologia alentejana, com a assinatura de uma das mais prestigiadas casas vinícolas de Portugal.